Empresa

INDUMAPE - Industrialização de Fruta, S.A. é hoje o maior transformador de fruta portuguesa, com recolha a nível nacional, exportando cerca de 80% da sua produção. O concentrado é proveniente do processamento de fruta sem características de comercialização em fresco, contribuindo desta forma para aumentar o rendimento do fruticultor e melhorar o défice da nossa balança comercial. 

A Empresa está localizada no Parque Industrial Manuel da Mota, num terreno com uma área de 18.209 m² no Concelho de Pombal. A localização da fabrica foi cuidadosamente selecionada, tendo em consideração o fornecimento e a origem geográfica da fruta.
Com instalações tecnologicamente bem equipadas, com equipamento de vanguarda que assegura um produto de primeira qualidade, a Empresa é especializada na produção de concentrados de maçã e de pera rocha, uva branca e de um novo produto: a baga de sabugueiro. Adicionalmente a empresa comercializa ainda aromas de maçã e pera totalmente naturais.
Repartidos por vários edifícios encontram-se:
  • Zonas para receção, gestão e logística da fruta, laboratórios, gabinetes administrativos, cantina, vestiário e instalações sanitárias;
  • Linhas de produção que integram a maior parte do equipamento industrial; câmara de frio para a armazenagem de produto acabado; instalações de enchimento e expedição; concentrador;
  • Posto de transformação que fornece energia a fabrica;
  • Edifício Casa da caldeira; oficina mecânica e de eletricidade e um armazém para ferramentas e outros materiais;
  • Báscula para pesagem de camiões com semirreboques;
  • Silos da fruta; casa de lavagem e a unidade de moagem;
  • Depósitos em inox com a capacidade de 1 milhão de litros.
A empresa possui também um entreposto em Armamar para recolha de fruta de produtores locais e possui um pomar para produção própria de maçã biológica, no Tramagal.

A INDUMAPE - Industrialização de Fruta, S.A., empresa dedicada à produção de concentrado de fruta, foi fundada em 1997 por três Promotores: Raul Feio, João Moura e Carlos Pinheiro. Com a entrada de 2 Capitais de Risco em 2005 e 2007. A empresa teve o seu inicio de atividade em 2007.

Aquando da formação da Empresa os promotores do projeto tinham como objetivo principal vir a liderar o processamento de fruta em Portugal no primeiro ano de atividade. Para atingir esse objetivo foram realizados avultados investimentos no montante de no terreno, construção da fábrica e em equipamento de vanguarda que assegura um produto de primeira qualidade e tem elevada capacidade.

A INDUMAPE tem como Missão manter-se como Líder Nacional e vir a ter uma posição relevante no mercado internacional, produzindo com Qualidade, Excelência e Inovação, respeitando os mais altos padrões de Segurança Alimentar, de forma a assegurar a satisfação dos seus Clientes e restantes partes interessadas: Acionistas, Colaboradores, Fornecedores e Comunidade.

A atividade da INDUMAPE contribui para o desenvolvimento da fruticultura em Portugal, sector estratégico de acordo com as novas orientações governamentais, em particular no que se refere à fileira da maçã e da pera rocha.

A INDUMAPE dedica-se à produção de concentrados de maçã, pera rocha uva brance e baga de sabugueiro, destinados à indústria nacional e internacional.

Os principais produtos são:

  • Sumo concentrado de maçã
  • Sumo concentrado de pera
  • Sumo concentrado de baga de sabugueiro (novo produto)
  • Prestação de serviço, para as Adegas e vitivinicultores, de dessulfitização de mostos de uvas amuados.
  • Aromas de maçã, pera e baga de sabugueiro

O processo produtivo, otimizado para a produção do concentrado de maçã e de pera, passa por 5 fases: moagem, prensagem, recuperação do aroma, clarificação e ultrafiltração e concentração.
O concentrado de maçã e de pera é obtido de fruta fresca, madura mas não podre, que é previamente lavada e selecionada antes de ser processada. As maçãs e as peras são trituradas e esmagadas para delas se extrair o sumo, procedendo-se depois à clarificação do mesmo, na qual a pectina é desativada a fim de se evitar que o produto final fique turvo. Seguidamente, o sumo é filtrado para que fique claro e límpido e para que seja mantida a qualidade máxima do produto. O concentrado do sumo de fruta a 70° Brix daí resultante é imediatamente arrefecido e, por fim, armazenado em frio.

A INDUMAPE complementa a sua atividade industrial de processamento de fruta com uma prestação do serviço de dessulfitação de mosto fresco amuado, que ocorre preferencialmente, no período de Dezembro a Junho. Para aumentar a capacidade de prestar este serviço, a INDUMAPE investiu em 2009 na compra de depósitos em inox com 1 milhão de litros de capacidade.

A empresa está essencialmente orientada para a exportação (cerca de 80% do seu volume de negócios) e vende para clientes de referência quer no mercado nacional quer no mercado internacional para países como a Alemanha, Espanha, Reino Unido, Marrocos, Holanda, França, Israel, Bélgica, Áustria, Argélia, Canadá, Itália, Polónia e Rússia.

A matéria-prima utilizada nos produtos produzidos pela Indumape é portuguesa, colhida localmente e com base em fornecedores das mais variadas dimensões, que respeitam os padrões de qualidade da Indumape. Apenas no caso do concentrado de uva branca a Indumape poderá utilizar uvas portuguesas ou espanholas, conforme as caraterísticas pretendidas pelo cliente.
A empresa esforça-se por garantir os mais altos padrões de qualidade na fruta rececionada, controlando cada descarga de forma minuciosa e analisando amostras de fruta, para garantir que cumprem com todos os requisitos legais nacionais e internacionais.
 
A Indumape orgulha-se da estreita colaboração que tem com as entidades do sistema de ensino e investigação em Portugal, através da oferta de estágios para jovens estudantes e através da participação em diversos projetos conjuntos de Investigação e Desenvolvimento na área agro-alimentar. Esta colaboração permite não só a melhoria de processos e o desenvolvimento de novos produtos para a empresa, mas também o desenvolvimento nacional de soluções inovadoras para o setor.
De entre as entidades com quem colaboramos, destacamos:
  • Universidade de Aveiro
  • Instituto Politécnico de Viseu
  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Escola Técnica, Artística e Profissional de Pombal
  • Escola Secundária de Pombal
  • IP Leiria
  • ISEC
  • École Sup. Agriculture - Nantes
  • ESAP
  • ESAC
vintevinte

Copyright © 2018 INDUMAPE - Política de Privacidade - Powered by: TRIGÉNIUS